Adicionado ao site em 28/11/2015
Modificado pela última vez em 04/01/2016 às 20:06
Pela manhã, o café da manhã não foi servido. Fui checar as roupas que tinha lavado na tarde anterior. O local vazio e zoneado ainda do domingo e ninguém no prédio. Preparo-me para sair e encaro um café da manhã na padaria.
Aproveito a segunda-feira para retornar à FIEMG. Pego o meu certificado, tiro fotos e obtenho alguma informação sobre hospedagem, no trecho para mim mais temeroso em todo o caminho: Carrancas a Cruzília. Tinha que pernoitar em algum lugar na região da Fazenda Traituba. Tentei buscar informações dos próximos locais que haveria carimbo. O Instituto Estrada Real estava prestes a colocar no ar a listagem dos locais no Caminho Velho. A atendente do setor de certificados passou-me a listagem por escrito das cidades que haveria carimbo do passaporte. Porém, não era sabido os locais propriamente ditos.
Fico na expectativa durante os próximos dias para descobrir os locais checando a internet. Aproveito também para encaminhar o certificado e alguns folders, mapas e cartões pelos Correios.
Resolvo outras demandas que necessitava do comércio. Volto a Mina Chico Rei para recuperar a minha máquina fotográfica e visitar a mina propriamente dita. Tenho uma aula sobre a mesma. Visita mandatória para quem vai a Ouro Preto.
Aproveito e sigo a perambular pela cidade. Visito o museu da Casa dos Contos pela segunda vez. A área do porão que se destinava aos escravos tem uma energia forte. Segui o conselho do Toninho e almocei em um restaurante próximo a Igreja do Rosário para curtir e entender um pouco a arquitetura dos casarões coloniais. Além de restaurante, é um bom ponto turístico.
Fico a perambular e a tirar fotos, somados a alguns cafés até cair a noite. Perto do observatório, um gringo veio falar comigo pedindo informações. Entreguei o meu mapa a ele e expliquei o que sabia da cidade, guiando-o pelo mesmo.
Compro laranjas e água. Volto ao caos do hostel, que ainda estava com a zona do domingo, bem como a cozinha virada no avesso. Até a porcaria do papel higiênico acabou.
Durmo cedo e descanso bem.
Minhas refeições
- Acaso 85
- Restaurante Mina Chico Rei

Onde:
Caminho do Sabarabuçu
Caminho dos Diamantes
Caminho Novo
Caminho Velho
Tipo de estabelecimento:
Restaurante
Website:
Acessar o website
Endereço:
Próximo a Igreja do Rosário, Ouro Preto (MG) Ver no Google Maps

Restaurante Mina Chico Rei
Restaurante anexo a Mina do Chico Rei. Visite a mina, converse com o Toninho e faça sua refeição por lá. Acompanhado de uma gelada!
Onde:
Caminho do Sabarabuçu
Caminho dos Diamantes
Caminho Novo
Caminho Velho
Tipo de estabelecimento:
Restaurante
Endereço:
Próximo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Ouro Preto (MG) Ver no Google Maps
Coisas interessantes que vi
- Mina Chico Rei
- Casa dos Contos
- Certificado Caminho dos Diamantes
- Boemia OP

Mina Chico Rei
Visite uma mina de exploração de ouro do período dos escravos. Sinta a energia e o quanto os escravos negros sofreram no Brasil.
Onde:
Caminho do Sabarabuçu
Caminho dos Diamantes
Caminho Novo
Caminho Velho
O que:
Museu
Local:
Próximo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Ouro Preto (MG Ver no Google Maps

Casa dos Contos
Outro local que nos mostra a crueldade do período colonial. Tanto no roubo dos minérios para a coroa portuguesa como o genocídio dos escravos negros.
Onde:
Caminho do Sabarabuçu
Caminho dos Diamantes
Caminho Novo
Caminho Velho
O que:
Museu

Certificado Caminho dos Diamantes
Retirada do Certificado do Caminho dos Diamantes. Ouro Preto (MG).
Onde:
Caminho dos Diamantes
O que:
Certificados
Local:
FIEMG, Instituto Estrada Real, Ouro Preto (MG) Ver no Google Maps