Dia 36

Dia 36: São João del Rei

Por Rafael José Rorato
Adicionado ao site em 02/12/2015
Modificado pela última vez em 04/01/2016 às 20:18

Hoje o dia é para aproveitar a cidade. Segunda-feira poderei observar o ritmo da cidade com os próprios moradores e menos turistas pelas ruas.

Após o café da manhã sigo o mapa. Entro na Igreja de N. S. do Carmo, no Cemitério da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo e retorno a Igreja de N. S. das Mercês para fotos diurnas. Consigo visitar a parte interna dessas respectivas igrejas. Uma das grandes frustrações ao percorrer a Estrada Real relaciona-se ao impedimento da visita em muitas igrejas históricas. Para algumas, há dias específicos de visitação. Outras não abrem por questão de segurança, devido a furtos. Busco a Rua Santo Antônio, que apresenta um conjunto muito interessante de casas coloniais residenciais, além da capela dedicada ao mesmo santo.

Exaurida a manhã, explorei bem as ruas à margem esquerda do Córrego do Lenheiros. Almoço em restaurante na esquina da quadra da pousada. Procuro uma loja de suplementos alimentares para comprar barras de proteína, pois a leva inicial acabou. Retorno à pousada para guardar a compra e sigo a explorar a outra margem do córrego. Pela “beira-rio” observo o Teatro Municipal, o edifício da Prefeitura Municipal e o Museu Presidente Tancredo Neves, que estava fechado pois não abre nas segundas-feiras. Nesse alinhamento, observo as pontes da travessia do córrego, sendo a citada pelo guia a Ponte da Cadeia.

Adentro-me a Rua da Prata e paro para expresso na mesma cafeteria de ontem. Era outra atendente e resolvo não conversar. Nessa mesma rua há um conjunto de casarios históricos, tendo a antiga Casa de Bárbara Heliodora (poetisa) e o Mosteiro São , no qual entro rapidamente. Passo pela Biblioteca Municipal e a Igreja de São Francisco de Assis. Sigo então no sentido de retorno, pelas ruas internas e observo a Igreja São Gonçalo Garcia e a Capela Nossa Senhora das Dores.

Acabo indo novamente a outra margem do córrego. Participo da experiência antropológica de uma novena e uma missa na Igreja de N. S. do Pilar. Na saída, resolvo jantar em uma churrascaria pedindo um prato à la carte.

Retorno à pousada para dormir. Péssima noite de sono, com mosquitos a muito incomodar.

36o dia

Caminho Velho
06/outubro/2014
0 km percorridos
Localidades

Todos os trechos

Acesse abaixo todos os trechos que já percorri na Estrada Real.

Caminho dos Diamantes
Caminho Velho


Trechos relacionados

Minhas refeições

  • Bar do Agostinho

Meu pernoite

  • Pousada Estação do Trem