Dia 11

Dia 11: Ipoema

Por Rafael José Rorato
Adicionado ao site em 27/11/2015
Modificado pela última vez em 04/01/2016 às 19:54

Reservei o dia de hoje para tirar fotos do distrito e realizar a visita ao Museu do Tropeiro de Ipoema. No museu eu conheci a Marli, o Luis Francis (índio), o Sérgio Mourão (jornalista/fotógrafo), a Kelly e a Conceição.

Recebo uma indicação para conversar com o Roneijober Alves Andrade, fotógrafo e dono da Pousada Tropeiro Real. Conversa vai, conversa vem, e descubro que o Sérgio Mourão conhece o jornalista Alberto Sena Batista, que conheci ao visitar a cidade mineira de Grão Mogol. Não importa se Minas Gerais é grande. As tecnologias atualmente transformaram as distâncias e o mercado em problemas pequenos e insignificantes.

O Luis Francis pintou o teto da Igreja Matriz N.S. da Conceição. Anjos de várias etnias – negros, índios, loiros e morenos – olhando para o povo e não para a virgem. Por si só, o Francis é uma figura ímpar e trabalha também no Museu do Tropeiro de Ipoema.

Passo o dia com a Marli, no museu. Ela me explicou toda a história e o acervo do museu pela parte da manhã. À tarde, foram-me apresentados alguns vídeos do Globo Rural sobre os tropeiros. Eis que me surgem as seguintes cidades: Córdoba (AR), Potossi (BO) e Colonia del Sacramento (UY). E o fragmento histórico do Tratado de Madri (1750) continua a me perseguir nessa minha vida atual. Amanhã conversarei com a Tayane sobre algum conhecimento sobre rotas de tropeiros para o Rio Paraná ou para o Rio Paraguai. Interesse em juntar peças de um quebra-cabeças histórico no qual não nos é ensinado nos bancos escolares.

Aqui segue uma boa dica para os viajantes que pretendem ficar (e na minha modesta opinião, deveriam ficar) em Ipoema. Descobri ao conversar com o Roneijober que estou a pagar caro pelo local pela hospedagem: Pousada Tropeiro Real : R$40; Pousada Estrada do Rei: R$45.

Vale muito a pena voltar a Ipoema.

11o dia

Caminho dos Diamantes
11/setembro/2014
0 km percorridos
Localidades

Todos os trechos

Acesse abaixo todos os trechos que já percorri na Estrada Real.

Caminho dos Diamantes
Caminho Velho


Trechos relacionados

Minhas refeições

  • Restaurante Casa Sabor Real

Meu pernoite

  • Recanto Dona Euzébia
  • Pousada Tropeiro Real
  • Pousada Quadrado / Estrada do Rei

Coisas interessantes que vi

  • Museu do Tropeiro de Ipoema

Selfies e pessoas que encontrei

  • Tayane do Museu do Tropeiro
  • Equipe do Museu do Tropeiro
  • Silvano